domingo, 3 de outubro de 2010

Região Norte

Exótica e cheia de personalidade. Esse é o resumo da culinária encontrada no Norte do Brasil, a culinária amazônica, que vem sendo alardeada neste começo de século 21 como a “verdadeira” cozinha brasileira.  Há motivos para se pensar dessa maneira: a cozinha amazônica é formada por técnicas de preparo indígenas e por frutos, peixes e vegetais exclusivos da região – consequentemente, produtos únicos do Brasil. Mas daí a dizer que a comida da Amazônia é mais brasileira que uma feijoada, um barreado ou uma boa moqueca são outros quinhentos.


Polêmica à parte, o que importa é que a cozinha da Amazônia ainda é pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. Seu produto mais popular é, sem dúvida, a mandioca e sua farinha, produzida primeiramente pelos índios que já habitavam o Brasil e que logo se espalhou para o restante do país após a colonização. “Herdamos do indígena a base da nutrição popular, os complexos alimentares da mandioca, do milho, da batata e do feijão, decisivos na predileção cotidiana brasileira”, escreve Luís da Câmara Cascudo em “A História da Alimentação no Brasil.
Acaí com banana e granola, uma das muitas maneiras de comer a fruta
iStockphoto
Açaí com banana e granola
Outro fruto bem divulgado fora da Amazônia é o açaí, que costuma ser servido com granola e banana nos Estados do Sudeste e Sul, por exemplo. Já na Amazônia, o açaí pode ser consumido como doce ou acompanhado de um peixe e de farinha de mandioca.

Fora isso, pouco se vê da cozinha do Norte em outros Estados do Brasil. Os ingredientes são difíceis de encontrar fora da região, e a falta de conhecimento de como os povos se alimentam faz com que a comida típica seja recebida como “exótica” ou “estranha” pela maioria dos brasileiros.

Nas próximas páginas vamos contar mais sobre as delícias que são encontradas apenas na região amazônica.


Receitas

Doces
Doce de Camu-Camu
Torta de Cupuaçu com Merenguê
Mousse de Açai
Bala de Maná-cubiu com mangarataia

Salgadas
Omelete de Aviu
Peixada de Tucunaré
Pata no Tucupi
Pirarucu fresco á dorê

Nenhum comentário: